Muita gente me perguntou sobre as siglas que aparecem na lista de profissões, é complicado comparar porque o sistema canadense é diferente do nosso, pesquisei muito sobre tudo e cheguei a um veredito, caso esteja errado e alguém saiba mais corretamente por favor, estou aberta a todos os comentários.
Quem tá considerando a ideia de voltar pra escola quando chegar na terra prometida vai ter como maior problema o excesso de opções. Tem curso de tudo que se possa imaginar.
Aqui está um quadro do sistema educacional no Québec. Vou dar uma pincelada no que rola, mais ou menos, depois do estudo secundário.
Depois do segundo grau, a moçada vai ou pro Cégep (Collège d'enseignement général et professionnel) ou pra universidade. Ou pros dois. Até o cégep, o ensino é gratuito. Na universidade é preciso pagar.
O ensino universitário é fácil de entender: primeiro ciclo é o bacharelado (BAC), segundo ciclo é o mestrado (MAI); e terceiro ciclo é o doutorado (DOC). As universidades também oferecem uns cursos que chamam de certificat, mineure e majeure. Ainda não descobri o que são exatamente.
Nos cégeps, a coisa fica mais enrolada. Vamos aos principais diplomas que são possíveis de se obter nessas instituições:
· DEC (diplôme d’études collégiales) de formation générale (pré-universitaire) – curso tem duração de dois anos e dá acesso aos estudos universitários de primeiro ciclo;
· DEP de formation professionnelle – curso mais técnico, dura três anos e dá acesso direto ao mercado de trabalho ou, se o estudante desejar, ao primeiro ciclo universitário.
Para verificar as datas de inscrição nesses cursos, que acontecem em até três etapas (ou três ciclos, como preferem dizer aqui), é preciso visitar o site do SRAM (Service Régional d'Admission du Montréal Métropolitain).
Para adultos, a formation continue
Existem formações especialmente desenhadas para adultos, ou seja, um público que já estudou antes, já tem o DEC générale ou equivalente, mas quer voltar pra escola. E é aqui que imigrante fica doido. São uns cursos de dar água na boca, que são oferecidos ou pelos Cégeps (o que, nesse caso, não significa mais gratuidade) ou então por instituições privadas.
O carro-chefe da formação adulta é o AEC (attestation d’études collegiales), que tem duração variável (dependendo dele ser oferecido em tempo parcial ou tempo completo) e oferece uma grade bem específica mesmo, totalmente voltada para o mercado de trabalho.
Outra opção interessante na formação contínua é o DEC intensif, que é como o primeiro DEC, só que com uma grade mais objetiva e que leva em torno de 16 meses para ser completo.
Uma outra história: o DEP (Diplôme d’Études Professionnelles) equivalente ao nosso curso tecnico. Com o DEP, você pode se tornar plombier (encanador) e ganhar muita grana. Também dá pra se tornar cabeleireiro, esteticista, técnico de usina, assistente de dentista, mecânico de automóveis, etc., etc. e também ficar numa boa.
Olá,
ResponderExcluirDep não necessariamente é feito no cegep, pode ser feito nos CFP - Centro de formação profissional.
Onde está escrito " DEP de formation professionnelle – curso mais técnico, dura três anos e dá acesso direto ao mercado de trabalho ou, se o estudante desejar, ao primeiro ciclo universitário." Acho que vc quiz dizer DEC de formation professionnelle, que equivale ao nosso tecnólogo.
Os Certificados são diplomas de curta duração onde vc pode obter seu BAC acumulando 3 certificats. Acho que tb dá acesso ao mercado de trabalho mas não dá acesso a continuar um programa de 2º ciclo.
No 2º ciclo tb temos o DESS, que são algumas matérias do mestrado que acredito visar o mercado de trabalho para a pessoa que não é daqueka área. Isso é o que eu acho, não tenho certeza.
Abs