domingo, 15 de fevereiro de 2015

Imigrar para o Quebec - PASSO A PASSO

By Imigrar (editado)


Então você está pensando em imigrar para o Canada ou Quebec? 
Já decidiu que quer imigrar porém não sabe como proceder? 
Quer apenas conhecer como funciona a imigração para se planejar para imigrar no futuro?

Então esse guia é para você.

Bem, conforme prometido vou fazer um passo a passo das opções de imigração. À princípio quero dizer que os locais mais adequados para se aprender sobre a imigração são com certeza o site do Escritório de Imigração Quebec  (imigrar para o Quebec) e o site do Ministério de Imigração e Cidadania do Canada (imigrar para o Canada) nesses links vocês vai encontrar tudo mas aqui vou fazer explicar e traduzir para você. Isto aqui é um passo a passo e assim será dividido.
1º Passo – Pesquisar 

Imigrar não é fácil, pode ter certeza. Não se trata de uma aventura, de uma diversão, se trata de uma escolha de vida que vai alterar todo o seu futuro nos próximos anos, e quem sabe o futuro dos seus filhos. Vai mexer com a estrutura da sua família pois é muito difícil pra quem vai mais também é muito difícil para quem fica. Já pensou em como seus pais, irmãos e amigos irão se sentir quando você partir para o outro lado do hemisfério? E você? Vai conseguir ficar longe da mãe? Do pai? É uma decisão muito difícil de se tomar. E o frio? Você vai conseguir viver abaixo dos zero graus? A gente que está acostumado com o clima tropical não sabe o que é frio.
Para tomar a decisão de imigrar faz-se necessário pesquisar bastante. O país (Canada), suas oportunidades, os prós, os contras, etc. Também é bom pensar no lado familiar. Para esse primeiro passo, a pesquisa, indico os links que já coloquei acima e todos os blogs que você puder ler. Eu acompanho muitos blogs de pessoas que já estão no Canada e tento ler tudo o que eles postam do dia-a-dia deles no Canada. Como eu já disse em outro post, morei por 10 meses com minha esposa (na época namorada) nos Estados Unidos, em um estado que faz fronteira com o Canada, então eu já sei mais ou menos o que me espera (inclusive o frio pois peguei -40 graus), mas quem não tem esse tipo de experiência é melhor pesquisar o dobro. Blogs não faltam, e pode usar os que eu indico.
 2º Passo Para onde ir

Eu vou para o Quebec, mas precisamente para Ville du Quebec. Mas devo dizer que existem outras formas de imigrar para o Canada. Existe o famoso processo Federal e os processos provinciais, onde algumas províncias canadenses fazem seus próprios processos (mas para isso você tem de arranjar um emprego em alguma dessas províncias, e é muito complicado conseguir isto estando no Brasil (exceto o processo de Manitoba que será explicado nesse guia), e ainda o bom (e caro) Canadian Experience Canada e o processo de imigração para empresários. Então vou apresentá-los.
2.1 – Processo Federal
O processo Federal (FSW) sofreu algumas mudanças significativas desde 2012. Porém o embrião do processo continuará o mesmo (tanto é que ainda são os mesmos critérios que continuam na página oficial do CIC) que são estes:
  • Educação (nível educacional);
  • Experiência de trabalho;
  • Conhecimentos linguísticos;
  • Adaptabilidade (ter morado e/ou estudado e/ou trabalhado no Canada previamente).
Algumas mudanças certas no processo são estas anunciadas pelo CIC:
  • Fazer da linguagem o fator de seleção mais importante estabelecendo novos critérios mínimos de seleção e aumentando os pontos no quesito língua.
  • Aumentar a ênfase nos imigrantes jovens pois são mais valiosos por adquirirem experiência canadense e por ficar mais tempo como mão-de-obra.
  • Aumentar pontos para quem tem experiência de trabalho canadense e diminuir para quem só tem experiência de trabalho estrangeira.
  • Dar pontos para o esposo(a) por sua habilidade linguística e experiência canadense.
Uma nova lista de profissões em demanda saiu em janeiro (lista atualizada de profissões) sem ter a profissão na lista não se pode imigrar.
Eu não poderia deixar de citar que existem duas categorias que AINDA PODEM IMIGRAR pelo processo Federal que são as pessoas que tenham uma oferta de emprego válida de uma empresa Canadense ou que tenham ou estudem PhD em uma instituição Canadense. Como são casos raríssimos nem irei comentar, rs. Cliquem nos links se quiserem saber mais.
Para saber mais sobre o processo federal (federal skilled worker) é só acessar: Skilled Worker (em inglês)
2.2 – Processo de Imigração pelo Quebec
É o processo que irei fazer. Resumidamente se você: fala francês, é “jovem”, tem diploma técnico ou de bacharel em certas profissões que estão em demanda no Quebec (tem uma lista com elas que já apresentarei) e se tem experiência profissional na área então talvez você é elegível para imigrar pro Quebec. Eu disse talvez pois depende muito dos fatores envolvidos. Você pode falar muito bem inglês e não falar bem francês, então acabar não conseguindo, ou pode falar pouco francês e inglês e por ter uma profissão em alta demanda no Quebec acabar conseguido ser aprovado! Pode ter 40 anos mas por ser fluente conseguir ir, tudo depende.
É uma combinação de fatores e você poderá saber se é aceito ou não fazendo o teste online. Geralmente o processo do Quebec costumava ser mais rápido e “fácil” mas isso vem mudando. Se você está pensando em fazê-lo, então comece ontem mesmo as aulas de francês, não só para passar na entrevista mas sim para saber se virar quando lá chegar. Você pode saber mais sobre o processo quebequense aqui: Processo Quebequense (em francês). Aconselho a fazer a avaliação online das suas chances de ser aprovado. Se não passar então não envie o processo, estude mais francês e daí envie. Para fazer o teste entre aqui: Avaliação Online Para Imigrar Pro Quebec (Disponível em: Inglês, Francês ou Espanhol). Eu já fiz essa avaliação umas trolhocentas vezes, mudando critérios e tal. Aconselho o mesmo.

IMPORTANTE: Hoje em dia para mandar uma demanda de imigração para o Quebec você deve cair em alguma dessas categorias abaixo. A principal está marcada de vermelho pois é a que 99% dos brasileiros usam. Basta sua profissão estar em uma das duas listas e você AINDA PODE imigrar. Corra antes que mudem a lista ou os critérios. Coloquei as outras categorias para ficar um guia completo mas são raras (principalmente para quem se formou ou já trabalhou no Quebec) pule para a de vermelho se quiser ganhar tempo.
Resumidamente e sem maiores explicações para aplicar pelo Quebec você tem que se encaixar em pelo menos um desses critérios (pode ser mais de um critério porém um único critério é suficiente):
  • Residir temporariamente no Quebec como trabalhador temporário legalmente.
  • Residir temporariamente no Quebec como estudante estrangeiro em algum curso profissionalizante ou superior a este (universitário, CEGEP, etc). Resumindo: não pode ser curso de línguas. Tem que satisfazer algumas exigências e a principal delas é ter um CAQ (certificado de aceitação do Quebec para estudar). Entenda aqui: exigences relatives au dépôt (em francês).
  • Residir no Quebec de forma temporária em um programa de intercâmbio para jovens. Tipo aqueles que estuda 6 meses e trabalha 6 meses, etc. Porém tem que obedecer algumas exigências que você pode entender aqui: exigences relatives au dépôt (entre elas é ter um CAQ para trabalho temporário e ter sido aceito no Quebec pelo período ao menos de 1 ano).
  •  Ter uma oferta de trabalho no Quebec validada pelo MICC.
  • A outra opção bem rara é de ter um diploma Québequense ou equivalente (formado no Canada ou França). Além disso tem de obedecer também a isso: Você tem que ter obtido esse diploma no máximo há 5 anos, se ele tiver mais de 5 anos então deverá ter exercido uma profissão de pelo menos 1 ano ligada ao diploma nos últimos 5 anos.
  • Um dos cônjuges (ou no caso de solteiro) tem de ter uma profissão que permita receber de 6 a 16 pontos, resumindo: sua profissão tem de estar em uma das seguintes listas e marcada com o símbolo verde da “nike” na coluna do lado esquerdo onde diz: “Diplôme étranger”, se estiver na coluna de “Diplôme du Quebec” só servirá se você tiver se formado lá no Quebec, no Canada ou na França. Esta lista aqui: Profissões de 12 a 16 pontos é para pessoas que marcarão de 12 a 16 pontos dependendo da profissão. Como exemplo são geralmente as profissões de engenharia, enfermeiras, estatística e probabilidade, químicos, dentre outras… Confiram a lista… Já digo que informática não caiu nessa lista e sim na próxima que são para profissões que marcarão 6 pontos, veja aqui: Profissões de 6 pontos. Tem várias profissões por isso não vou dizer uma por uma. Alguns exemplos: Administração de Empresa, Informática, Nutrição, Contabilidade, Serviço Social, Matemática, etc.
  • P.S¹: O número de anos para obter o diploma aqui no Brasil tem que ser ao menos igual ou maior que o número de anos para obter o diploma no Quebec. Por exemplo: você se formou em alguma coisa em 2 anos e meio e lá tem 3 anos, então infelizmente seu diploma não servirá para imigrar.
  • P.S²: Você tem que ter obtido esse diploma no máximo há 5 anos, se ele tiver mais de 5 anos então deverá ter exercido uma profissão de pelo menos 1 ano ligada ao diploma nos últimos 5 anos.
  • PS³: Tanto faz receber 6, 12 ou 16 pontos. Se estiver em uma das duas listas você pode imigrar. Se for um casal só precisa um dos dois ter uma profissão na lista. A quantidade de pontos vai ajudar na facilidade do processo (quanto mais pontos na profissão menos pontos você precisará na língua por exemplo).
É importante dizer que geralmente você deverá fazer uma entrevista, se for o caso com seu esposo(a), ou sozinho se for solteiro, e essa entrevista é totalmente em francês com algum representante do Escritório. As entrevistas são geralmente em São Paulo, Rio de Janeiro e Recife ou Salvador. Nessa entrevista, se você passar e espero que sim, você receberará na hora o CSQ, que é o certificado de que você foi selecionado e aprovado pelo Quebec (já sai da entrevista com o papel na mão). Assim você irá mandá-lo junto com alguns documentos para o Consulado Canadense que irá checar seus antecendentes criminais e irá pedir um exame de saúde completo, após passar nesses dois quesitos então você receberá o visto de residente permanente no seu passaporte. Ou seja, o processo Quebequense tem duas etapas a Quebequense e a Federal. Se você passar na quebequense e não tiver cometido nenhum crime e não tiver uma doença séria então pode ficar tranquilo que o federal não lhe reprovará. Se quiser saber como devera proceder uma vez que tenha recebido o CSQ é só checar esse meu outro guia igualmente completo: Guia de Como Proceder na Etapa Federal
 É necessário enviar testes de conhecimentos linguísticos. Os testes aceitos são:
– Francês: DELF ou DALF ou TCFQ ou TCF ou TEFaQ;
– Inglês: IETLS. (Não é obrigatório mandar o de inglês. Só se você precisar/desejar pontos nesse quesito)
Vale lembrar que dependendo da combinação de critérios e/ou pontos você pode nem mandar o teste do inglês e tirar básico em francês e mesmo assim passar (se tiver uma profissão em alta demanda com experiência de alguns anos, por exemplo).
Quem já está decidido a ir pelo processo do Quebec então pode ver esse post onde explico completamente como preencher uma demanda de imigração pro Quebec: Como preencher o DCS.
2.3 – Canadian Experience Class
Resumidamente é para as pessoas que estão trabalhando temporariamente no Canada ou que se formaram em terras canadenses. O link oficial para saber mais é aqui: Canadian Experience Class (em inglês)
Não existe jeito fácil de imigrar, rs. Porém se existir, atualmente, um jeito menos difícil (porém mais caro) de imigrar creio que é o Canadian Experience Class (CEC) ou o de Manitoba (menos caro do que o CEC, veja sobre ele abaixo). O que raios é o CEC? Resumindo o CEC é um programa de imigração para quem já estudou e/ou trabalhou no Canada por um certo período de tempo. Algumas condições se aplicam, é claro.
Para aplicar você precisa:
  • Ter ficado totalmente legal no Canada durante o período de trabalho temporário ou durante os estudos a tempo completo (com os respectivos vistos correspondentes). Traduzindo: ter feito tudo da maneira legal e correta;
  • Ter experiência mínima de trabalho que alcance os requerimentos mínimos da tabela de Classificação Nacional de Ocupação (NOC) em profissões Type 0 ou Skill Leval A ou Level B (Nossa agora complicou de vez!? Calma! Geralmente se você tem uma formação universitária ou técnica e uma experiência mínima na maioria das profissões conhecidas no mundo então você se classifica);
  • Já tem de ter a experiência de trabalho e estudo adquirida quando a aplicação for feita, ou seja, não pode mandar o processo enquanto se adquire a experiência;
  • Saber Inglês ou Francês (ler, falar, escrever e escutar);
  • Não pode ter estado empregado ou estudando, no Canada, sem autorização (não pode mandar o processo e continuar estudando e/ou trabalhando se não tiver a autorização para isso);
  • Não pode ter ficado no Canada depois que o período de autorização (visto) vencer;
  • Não pode ter passado criminoso (e/ou problemas judiciais) e problemas de saúde que onerem o Canada.
Todos os pontos acima são coisas “fáceis” pois creio que durante se adquire a experiência canadense a pessoa não vai querer fazer nada ilegal e/ou errado e vai aprimorar mais ainda o inglês (ou francês).
Agora para poder realmente imigrar pelo CEC você pode fazer de duas maneiras: trabalhador temporário ou estudante graduado. Vamos a elas
Para imigrar como: Trabalhador Temporário
  • 24 meses de experiência de trabalho nos últimos 36 meses.
Para imigrar como: Estudante Graduado
  • Ter-se graduado por uma instituição de nível pós-secundário reconhecida pelo MEC deles (canadense é claro) e ter obtido o diploma canadense e;
  • 12 meses de experiência de trabalho nos últimos 24 meses.
Sublinhei a palavra experiência pois agora vamos ver o que vale como experiência.
Experiência de trabalho como Trabalhador Temporário:
Você deve ter obtido o equivalente a 24 meses de trabalho a tempo integral em uma profissão que esteja na NOC como Type 0 ou Skill Level A ou B. Como disse acima se você se formar e exercer uma profissão “normal” então geralmente esta profissão se classificará.
Para aplicar não precisa estar empregado. Aliás não precisa nem estar no Canada. Só precisa obedecer os requisitos de ter tido 24 meses de trabalho no Canada nos últimos 36 meses.
Experiência obtida como Estudante Graduado:
Você deve estudar (e obter um diploma) em uma Instituição de Ensino Reconhecida pelo Canada por no mínimo 16 meses (esses 16 meses na verdade são “2 anos acadêmicos”). Mas o interessante vem agora: valem também programas de estudo que incluem estágio! Quer dizer que você pode estudar por 1 ano ou 1 ano e meio e depois fazer o estágio (que pode até ser remunerado) e mesmo assim conta para o CEC. Mas para isso você precisa encontrar um curso que seja nesse moldes. Vale fazer graduação, pós, MBA, mestrado, doutorado, etc.
E além disso você deve:
Ter obtido o equivalente a 12 meses de trabalho em tempo integral em uma profissão que esteja na NOC como Type Zero ou Skill Level A ou B. A experiência adquirida tem de ter sido obtida em até 24 meses antes da data da aplicação.
Para aplicar não precisa estar empregado. Aliás não precisa nem estar no Canada.
Para finalizar para se obter a experiência como Trabalhador Temporário deve-se arranjar um emprego no Canada através de uma oferta de emprego o que é muito difícil a não ser que a pessoa seja um profissional mosca branca. E para se ir como  Estudante Graduado depende mais da pessoa pois ela precisa “apenas” ir como estudante fazer uma graduação, pós, mestrado, etc, e depois disso trabalhar por mais 12 meses e daí entrar com o processo. Veja que indo pelo Canadian Experience Class (CEC) você não precisará mais retornar ao Brasil. Pode fazer tudo por lá e voltar aqui só de férias. É um investimento  Você paga (caro) por uma formação em solo canadense porém terá o direito de imigrar ao final da formação e dos 12 meses de trabalho. Por isso eu disse que é uma maneira “fácil” (porém cara) de imigrar. Pois só depende de você (e do seu dinheiro, rs).
2.4 – Provincial Nominees
 Como cada província tem seus requisitos então é bom checar no site (abaixo) e depois ir atrás dos requisitos de cada província  Aconselho checar só as províncias que você realmente moraria. Digo de antemão que é muito difícil arranjar emprego estando aqui no Brasil só por e-mail que é um dos critérios que TODAS AS PROVÍNCIAS exigem, menos uma. Eu não contrataria uma pessoa que eu nunca vi a cara ao vivo. Para mais informações (oficiais) checar: Provincial Nominees
2.5 – Self-employed persons
São para pessoas que querem ir para montar o próprio negócio no Canada. Nunca dei uma olhada aprofundado sobre ele e sei que existem poucas pessoas interessadas e qualificadas (existe alguma?), então quem deseja e tem os meios necessários ($$$) pode checar a informação oficial aqui: Empresários
2.6 – Custos
Uma coisa importante a saber é que o processo requer dinheiro. Para adiantar e dar uma noção (repito é só uma base, para cada pessoa ou casal depende) o nosso vai dar em média R$70.000,00
 (link) esses valores são para um adulto e uma criança. Ressalto ainda que não é preciso ter esse dinheiro em mãos, pois você vai pagando os custos ao longo do processo. O francês por exemplo a gente paga a mensalidade. As passagens podemos parcelar várias vezes sem juros, etc. As únicas coisas que tem de ser à vista são as taxas dos consulados e o exame médico com médico credenciado pelo Consulado Canadense.
3 Passo – Decidido para onde ir
Depois de decidido para onde ir (Quebec ou outra província) você tem de fazer uma demanda, ou seja, um pedido para ser avaliado e possivelmente aceito para imigrar pro Canada.
Para o Quebec é necessário preencher alguns formulários e anexar vários documentos e também pagar a taxa e depois disso tudo mandar o dossiê para o Escritório de Imigração do Quebec no México. Os formulários e os anexos exigidos se encontram aqui: Formulários e Anexos Exigidos. E aqui um Post explicando como preencher o principal formulário passo a passo. O endereço do Escritório para se mandar o dossiê é:
Délégation générale du Quebec
Bureau d’immigration du Quebec à Mexico
Av. Taine 411, Col. Bosque de Chapultepec (Polanco)
México, D.F. 11580, Mexique
A taxa está em $750 doláres para o requerente principal, $156 para o cônjuge e $156 para cada filho. Só é aceito cartão de crédito (Visa, Matercard ou American) internacional ou cheque internacional certificado (alguém tem isso? Vai no cartão mesmo, rs).
Ressalto ainda que você tem que provar ter meios necessários para se sustentar por pelo menos 3 meses. Cheque os valores que deverá obrigatoriamente levar ao Quebec aqui: Valores (Na verdade você não prova nada, você assina um papel dizendo que tem o valor necessário para se sustentar lá).
Para o Federal também é necessário preencher formulários e anexar documentos e pagar a taxa. Aqui você encontra todos os formulários: Formulários Federal. Depois de pagar a taxa de abertura do processo que está em $550 doláres por pessoa acima de 22 anos de idade e de $150 por pessoa abaixo de 22 anos (que não seja esposa ou cônjuge de fato) então deverá mandar tudo para esse endereço:  
Centralized Intake Office – P.O. BOX 7500 – Sydney, NS B1P 0A9 – Canada.
Ressalto que para o Federal você tem que provar que terá recursos necessários para se sustentar por pelo menos 6 meses em terras canadenses. (Cheque os valores que deverá levar obrigatoriamente ao Canada aqui: Valores
Para a etapa federal do Quebec ler aqui: Etapa Federal do Quebec
Quando você decidir imigrar pro Canada já é importante pesquisar as cidades que provavelmente irá morar. No processo do Quebec é essencial já saber a cidade que vai se instalar quando lá chegar, pois tanto no formulário quanto na entrevista isso é perguntado.
Bem o principal dos processos foi dito acima, agora é só começar a pesquisar e muito!
Qualquer dúvida vocês podem entrar em contato com o Escritório do Quebec ou com o Consulado.

Bureau d’immigration du Quebec à Mexico (Ressalto que é no México!)

Telefone: (52-55) 1100-4340
Fax: (52-55) 1100-4341
Consulado Canadense:
Telefone: (55 11) 5509-4343 (8:00 às 17:00 seg a quinta, sex até 13:30)
Bem é isso, sei que é um post grande mas espero que ajude muitas pessoas.

Um comentário: